SISTEMA DE FORMAS ART

As fôrmas podem variar cerca de 40% do custo total das estruturas de concreto armado. Considerando que a estrutura representa em média 20% do custo total de um edifício, concluímos que racionalizar ou otimizar a fôrma corresponde a 8% do custo de construção. Nessa análise, estamos considerando os custos diretos, existem os chamados indiretos, que podem alcançar níveis representativos. No ciclo de execução da estrutura (fôrma, armação e concreto), o item fôrma é geralmente, o ponto crítico, responsável por cerca de 50% do prazo de execução do empreendimento. Portanto, o seu ritmo estabelece o ritmo das demais atividades e, eventuais atrasos. A fôrma é responsável por 60% das horas/homem gastas para execução da estrutura, os outros 40% para atividade de armação e concretagem.

 

Sabemos que, apesar da grande evolução na tecnologia do concreto, em algumas obras os problemas em obter um concreto com todas as suas características: dosagem ideal, adensamento adequado e maior resistência à compressão, são freqüentes. Esses problemas trazem prejuízos às construções quanto a durabilidade, estabilidade, funcionalidade das estruturas em concreto, devido, entre outros fatores, a má execução da estrutura armada e a sua cura. Por isso, há necessidade de se trabalhar com funcionários que entendam onde, como e quando, os tipos e o tempo de permanência que as fôrmas e os escoramentos devem ser empregadas, pois, elas são peças indispensáveis que contribuem para a formação de uma estrutura sólida e durável.

 

Para se ter a garantia de que uma estrutura ou qualquer peça de concreto armado seja executado fielmente ao projeto e tenha a forma correta, depende da exatidão e qualidade das fôrmas e de seus escoramentos. Geralmente as fôrmas tem a sua execução atribuída aos mestres de obra ou encarregados de carpintaria. Estes procedimentos podem, por vezes, resultar em superdimensionamentos ou subdimensionamentos e ainda, maior consumo de materiais e mão-de-obra.


Com o nosso novo Sistema de Pilares, a produtividade aumenta consideravelmente, diminuindo os custos com mão-de-obra e desperdício de materiais. Hoje, temos um grande número de alternativas para confecção de fôrmas, estudadas e projetadas, para todos os tipos de obras.

 

Toda nossa forma e produzida em nossa fábrica de fôrmas, e levado a obra somente para serem montadas, deixando sua obra mais limpa e sustentável.

 

Contato:

(21) 2410 7686

(21) 3155 8319

artformas@artformas.com.br

Estrada da Matriz, 2222 - Pedra de Guaratiba

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 23020-715

agendamento@artformas.com.br

(21) 2410 7686 - 98501 4675

©2018 Por Walber Dantas